Total de visualizações de página

Translate

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

NÃO SEI DIZER NÃO SEI!



Em tantas reflexões, uma em específico me atraiu de forma especial, onde percebi que somos muito difíceis em admitir que não sabemos algo, e ao invés de dizer um simples “não sei” preferimos inventar contos e mitos para nos justificarmos perante algo que não sabemos, ai percebi que vai muito além dizer o tal não sei. Dizemos essa frase a todo momento, quando nos perguntam durante um encontro entre amigos, “quando?” o “não sei” sai com facilidade, já quando somos questionados o porque que escolhemos fazer algo novo, ou seja, um questionamento direto e pessoal, dizemos talvez que tenha sido o destino, ou Deus, ou o acaso, ou seja lá o que for mais útil para o momento.
Ao invés de simplesmente falarmos não sei, ai fiquei pensando, não falamos porque seria doloroso admitirmos, ou constrangedor pensar que o outro que nos questiona fará a sua análise, quem sabe até nos julgando como não sabedores.
E percebi durante a fala de uma inspiradora professora, que independente do que o outro pense se formos honestos com nós mesmos, não nos sentiremos constrangidos ou inferiorizados com o nosso “não sei”, e a partir daquele momento tomei a decisão de que quando eu não souber como responder algo, eu simplesmente direi não sei, pois o comentário daquela professora foi depois de uma aula de apresentações onde ela perguntou o por que da escolha do curso, e muitos ficaram meio sem palavras, outros já contaram suas historias e eu simplesmente contei algo que achei que faria sentido, e quando ela trouxe esse primeiro momento eu senti como se a fala dela fosse direta a mim, e decidi a partir daquele exato (e segundo) momento quando eu não saber o que falar, eu direi não sei. Mas, depois dessa decisão eu questionei a mim mesma o por que da historia que eu contei, com implementações que nem eram verdadeiras, será que seria pra impressionar, ou quem sabe pra mostrar que eu realmente queria acreditar naquilo, do que apenas aceitar que eu realmente não sabia o por que eu tinha escolhido fazer aquele curso, afinal nunca na minha cabeça passou a minha escolha como alternativa...
Então pergunto várias vezes as pessoas procuram realmente passar seu conhecimento por (com)partilhar, ou sempre farão a tentativa de impressionar, dizendo sim eu sou capaz de responder isso, mesmo que eu não saiba, eu tenho capacidade de inventar algo que seja convincente!

p.s.: escrevi há algumas semanas esse texto, e hoje enquanto lia para poder postar percebi, que mesmo tendo sido tão enfática e determinada em dizer não sei quando eu realmente não soubesse algo, eu percebi que não fui e não venho sendo honesta comigo mesmo, eu ainda não disse que não sabia enquanto estava de frente ao que me era desconhecido. Pensando bem quem saiba eu deva assumir, que eu não sei dizer que não sei!

Escrito por

Nenhum comentário:

Postar um comentário